Barbeiro dá desconto para crianças que lerem em voz alta

21/05/2019

Aconteceu nos Estados Unidos. A barbearia The Fuller Cut, no estado do Michigan começou a oferecer, por iniciativa do barbeiro Ryan Griffin descontos às crianças que lessem em voz alta. Griffin soube que a ação ocorria em outros estados e decidiu trazê-la para a sua comunidade.

Os pequenos recebem um desconto de US$2,00 (dois dólares), mais de R$ 8,00 (nove reais). Isso ocorre desde 2015 e viralizou em 2016 na internet. Em função disso, a barbearia recebeu milhares de exemplares como doação.

Criança recebe desconto em corte de cabelo ao ler em voz alta.

A maioria das crianças não consegue terminar uma leitura completa durante o corte. Por isso, é mantido um cadastro em que se anota o nome da criança e a altura do texto em que parou para que possa continuar no próximo corte. E não para por aí. A ação também é afirmativa.

A barbearia fez a opção por manter em sua roda de leituras textos que fazem referência à cultura negra e têm como personagens principais pessoas negras. Isso se dá para que as crianças tenham acesso à histórias que retratam a sua realidade. Essa decisão é explicada e evidenciada no próprio facebook da loja.

Basta observar as fotos e posts da barbearia para que se saiba que a política é um sucesso. Além de incentivar a leitura, o faz com alegria. O sorriso no rosto das crianças denuncia a felicidade ao entrar em contato com sua cultura.

E aí? O que falta para esse iniciativa vir para Beagá?